Menu

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Quem são estes que mandam?

A profissionalização no futebol é urgente. Mandatários dos clubes devem possuir capacidade gerencial suficiente para comandar um clube. Presidente não deve ser torcedor, e sim um bom gestor. Vale à pena conferir um breve histórico de alguns presidentes de clubes brasileiros e refletir.
Alexandre Kalil – Presidente do Clube Atlético Mineiro – Um dos responsáveis pela Erkal Engenharia (negócio familiar) e gestor desportivo. Presidente do conselho deliberativo e diretor de futebol, eleito presidente do 51º mandato do clube em 2008, é ativo no cargo que ocupa até a atualidade.
Marcos Augusto Malucelli – Presidente do Clube Atlético Paranaense - Conselheiro do Atlético Paranaense desde 1973 e já passou por vários cargos dentro do Clube. Foi diretor do Departamento Jurídico do CAP e também diretor de Futebol. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1972, especialista em Direito Bancário e Desportivo.
Maurício Assumpção – Presidente do Botafogo de futebol e Regatas – Foi eleito com sua chapa (única escrita para eleição) ao Manoel Renha. Maurício é dentista e professor universitário.
Patrícia Amorim – Presidenta do Clube de Regatas do Flamengo - A professora e presidenta do Clube de Regatas do Flamengo foi reeleita para seu terceiro mandato consecutivo como vereadora da cidade do Rio de Janeiro, em 2008. É formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e filiada ao PSDB. Tem uma escolinha de natação que leva seu nome. Ativista voluntária na comunidade judaica atua como diretora na Federação Israelita do Rio de Janeiro através da Macabi Rio, braço esportivo da federação.
Carlos Roberto de Oliveira – Presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama - Mais conhecido como Roberto Dinamite, o ex-futebolista brasileiro é o atual presidente do clube. É tido como maior ídolo do Vasco pelos torcedores. Como político, foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro e quatro vezes deputado estadual no estado homônimo.
José Perrella de Oliveira Costa – Presidente do Cruzeiro Esporte Clube - Empresário, dirigente e conselheiro do Cruzeiro e político brasileiro do estado de Minas Gerais. Foi presidente do Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados e de Frios de Minas Gerais (Sinduscarne). Também foi diretor da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Assumiu pela primeira vez a presidência do Cruzeiro em 1994, cargo que ocupou durante três mandatos. Em 2008 foi novamente eleito presidente do Cruzeiro, assumindo em 2009 o seu quarto mandato no comando do clube. Foi deputado federal e estadual pelo estado de Minas Gerais.
Claro que esta é uma pequena amostra da população de presidentes de clubes. Mas vale refletir sobre o desempenho de cada um. Até que ponto o interesse do clube é tratado com prioridade? O envolvimento da política é benéfico ao clube ou ao presidente? A certeza é que nesse Brasil tem muita gente preparada para estes cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário